Aedes aegypti: na intimidade de um pequeno/grande inimigo
- PET Biologia UFV
- 6 de mar.
- 2 min de leitura
No dia 27 de maio de 2024, segunda-feira, os membros do grupo PET Biologia, demais estudantes da Universidade Federal de Viçosa e de outras universidades, se encontraram remotamente na plataforma google meet, no horário de 14:00, para participarem da palestra “Aedes aegypti: na intimidade de um pequeno/grande inimigo”, conduzida pelo Dr. Gustavo Ferreira Martins, especialista em entomologia e professor da UFV.
A palestra abordou uma variedade de temas relacionados ao mosquito Aedes aegypti, incluindo a biologia do mosquito, onde o Dr. Gustavo Martins explicou detalhadamente seu ciclo de vida, hábitos alimentares e comportamento reprodutivo, destacando a preferência do Aedes aegypti por ambientes urbanos e sua capacidade de se adaptar a diferentes condições climáticas. A dispersão global do Aedes aegypti também foi discutida, desde sua origem no Egito até sua presença em praticamente todos os continentes, abordando os fatores que contribuíram para essa dispersão, como o aumento das viagens internacionais e o comércio global. Um ponto importante foi a adaptação do mosquito à vida urbana, onde ele se desenvolve bem em áreas densamente povoadas e com infraestrutura inadequada, encontrando muitos locais para reprodução e fácil acesso a fontes de alimento.
O palestrante destacou alguns aspectos que frequentemente são negligenciados pela mídia, como a importância do saneamento básico e da educação pública na prevenção da proliferação do mosquito, além do impacto das mudanças climáticas na expansão do habitat do Aedes aegypti. Durante a sessão de perguntas e respostas, foram abordadas várias dúvidas e curiosidades do público, como a eficácia de diferentes métodos de controle do mosquito e as perspectivas futuras para a erradicação das doenças transmitidas por ele.
Pode-se afirmar que a palestra contribuiu significativamente para a formação dos estudantes presentes, pois temas relacionados ao Aedes aegypti são fundamentais para os alunos de biologia, visto que os preparam para carreiras profissionais em setores onde o controle de vetores e a saúde pública são cruciais. Além disso, incentivam a pesquisa e a inovação, fornecendo conhecimento sobre como combater esse importante vetor de doenças. A compreensão dos princípios biológicos e ecológicos relacionados ao Aedes aegypti promove a responsabilidade científica e ética nos estudantes das universidades. Em suma, esses temas capacitam os alunos com habilidades essenciais para o mundo acadêmico e profissional, promovendo a inovação e o respeito pelos princípios científicos.

Posts recentes
Ver tudoO Programa de Educação Tutorial Biologia (PET-BIO), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realiza atividades que englobam a tríade...
O curso de língua estrangeira é uma das atividades realizadas pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal de Viçosa. O aprendizado de...
Comments