top of page
Buscar

BIOENLACE - FUNDAMENTOS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

  • Foto do escritor: PET Biologia  UFV
    PET Biologia UFV
  • 10 de mar.
  • 2 min de leitura

A integração do conhecimento que é adquirido em sala de aula com atividades práticas é essencial, tanto para a fixação do conteúdo quanto para aprimorar a capacidade dos alunos de relacionar a teoria com situações do cotidiano. Com base nessa perspectiva, o PET/Biologia da UFV desenvolve o projeto "BioEnlace", que promove a participação de estudantes de escolas públicas locais em atividades conduzidas pelos petianos, unindo fundamentos teóricos a atividades práticas.

     Nesse contexto, no dia 04/11, foi realizado o Bioenlace, tendo como tema os fundamentos da evolução biológica. A atividade contou com a participação de 22 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres. A dinâmica ocorreu no 4° andar do prédio das licenciaturas, especificamente na sala de projetos e ministrada pelos petianos Daniela, Izabella e Pedro Magalhães. No primeiro momento, houve uma breve apresentação de conceitos teóricos sobre as principais teorias evolutivas, como o Lamarckismo e o Darwinismo. Após isso, a primeira atividade foi a simulação da seleção natural baseada no tamanho e formato do bico das aves, para isso foram distribuídos entre os alunos diferentes ferramentas, para representar os formatos variados de bicos, e sementes de tamanhos distintos. Conforme os alunos tentavam utilizar as ferramentas para coletar as sementes, foi perceptível que a capacidade de coletar variava conforme o “bico” que era utilizado, demonstrando que a disponibilidade de um determinado tipo de alimento pode favorecer determinados fenótipos. A segunda atividade buscou analisar as chances de sobrevivência de uma espécie, dessa forma, foram distribuídas borboletas de papel de cores variadas sobre um fundo camuflado e foi solicitado aos alunos que agissem como “predadores” e que em um intervalo de tempo de 10 segundos, tentassem “predar“ o máximo de borboletas, nesse sentido, foi observado que os padrões que se misturavam ao fundo diminuíram a predação, enquanto cores contrastantes aumentavam a vulnerabilidade.

     Foi possível verificar que durante o processo os alunos se mostraram participativos e interessados, uma vez que participaram ativamente de todas as atividades propostas. Dessa forma, percebe-se que a atividade foi realizada de forma proveitosa, tanto para os alunos do ensino médio quanto para os petianos.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Resenha - Língua estrangeira

O curso de língua estrangeira é uma das atividades realizadas pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal de Viçosa. O aprendizado de...

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

©2021 por PET Biologia - UFV. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page