Discussão de Filme -Quase Deuses
- PET Biologia UFV

- 7 de mar.
- 1 min de leitura
No dia 24 de junho foi realizada a discussão do filme ''Quase Deuses'', que retrata a vida de Vivien Thomas, um jovem carpinteiro negro que se formou na educação básica, mas seu sonho era cursar medicina. A história começa quando o personagem perde seu emprego e consegue um trabalho como zelador do hospital John Hopkins, no qual é promovido a chefe de laboratório devido seu talento com cirurgias. O mesmo teve grande influência na medicina cardiovascular, porém a fama foi designada para o Dr. Alfred Blalock.
Durante a discussão surgiram diversos temas pertinentes, como a segregação e o racismo, podendo ser observada na divisão de áreas para pessoas negras e brancas e a questão da discriminação da capacidade do jovem por não possuir um diploma acadêmico. Outros pontos abordados foram a desvalorização do trabalho, já que mesmo estando em um cargo de chefe de laboratório o mesmo continuava ganhando o referente a uma função de salário inferior e a falta de empatia do hospital de não querer investir no talento do Vivien Thomas o auxiliando a pagar a faculdade de medicina.
Porém, no final do filme é visto que o personagem consegue uma valorização do seu trabalho em uma cerimônia de nomeação de cargo junto a exposição de seu quadro com os demais médicos do hospital.





Comentários