top of page
Buscar

Discussão de Livro- Torto Arado

  • Foto do escritor: PET Biologia  UFV
    PET Biologia UFV
  • 7 de mar.
  • 2 min de leitura

No dia 25 de junho de 2024, terça-feira, os membros do grupo PET Biologia se reuniram de forma remota, durante o período de greve universitária para debaterem o livro “Torto Arado”, obra vencedora do prêmio Jabuti em 2020, escrita por Itamar Vieira Jr. e publicado em 2019. A obra já considerada um “clássico literário” por muitos estudiosos, ambienta-se no sertão baiano e acompanha as irmãs Bibiana e Belonísia, durante sua infância até vida adulta. Tudo começa com um incidente traumático para as irmãs: ao encontrarem uma faca misteriosa na mala da avó, suas vidas se entrelaçam de maneira irreversível, ao mesmo tempo em que as leva por caminhos divergentes na vida, à medida que crescem e amadurem, porém, mantêm um vínculo profundo com suas raízes e a história familiar.

Esta é uma leitura envolvente, que provoca a reflexão dos leitores e abre espaço para discutir questões significativas do nosso país, isto pois, a narrativa não apenas retrata as duras realidades enfrentadas pelas comunidades rurais, como a seca, a escassez de recursos, a injustiça social e a luta pela terra, mas também explora e contextualiza essas questões em um ambiente onde as relações entre latifundiários e trabalhadores rurais são marcadas pela tensão, opressão e desigualdade.

   De forma que, à medida que mescla o simbolismo, a história de personagens que representam as diversas facetas da sociedade sertaneja, os elementos culturais do sertão e o realismo brutal das adversidades enfrentadas pelos personagens ela proporciona uma reflexão profunda sobre um país com um passado colonial e escravista, entrelaçando os dilemas individuais das personagens com questões mais amplas da sociedade, como identidade cultural e a resistência em um contexto de opressão estrutural persistente, em um sistema análogo a escravidão.

   Além disso, a obra também explora de maneira impactante questões de gênero e violência. Ao longo da narrativa, são evidenciados os desafios enfrentados pelas protagonistas femininas, Bibiana e Belonísia, em um ambiente onde o machismo e a violência contra as mulheres são uma realidade arraigada. A obra revela como essas jovens lutam não apenas contra as adversidades econômicas e sociais, mas também contra a opressão de gênero que limita suas vidas e aspirações.

O próprio título do livro, "Torto Arado", não apenas reflete a vida daqueles que labutam para arar a terra ressecada, mas também simboliza a trajetória dos personagens que enfrentam seus desafios, carregando suas marcas e cicatrizes emocionai, uma metáfora que ilustra a persistência e resiliência diante dos desafios da vida no campo.

   Assim, em "Torto Arado", a prosa poética de Itamar Vieira Júnior cativa e encanta, proporcionando uma experiência de leitura emocionalmente rica, onde a obra mergulha profundamente nas camadas da história brasileira, refletindo sobre o legado colonial e a persistência das desigualdades sociais.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Resenha - Língua estrangeira

O curso de língua estrangeira é uma das atividades realizadas pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal de Viçosa. O aprendizado de...

 
 
 

留言


Post: Blog2_Post

©2021 por PET Biologia - UFV. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page