Bioenlace Síntese Proteica 08/07
- PET Biologia UFV
- 9 de mar.
- 1 min de leitura
A aplicação do conhecimento obtido em sala de aula nas atividades práticas é imprescindível para memorização do conteúdo, assim como para desenvolver a habilidade do aluno em unir conteúdos teóricos ao seu cotidiano. Tendo isso em vista, o PET/Biologia UFV realiza o projeto “BioEnlace”, no qual alunos de escolas públicas locais participam de atividades, ministradas pelos petianos, que combinam a base teórica com dinâmicas práticas.
Em especial, no dia 08/07, ocorreu o BioEnlace sobre síntese de proteínas e código genético com 31 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola de Cajuri. A atividade foi realizada na sede do PET-Biologia e ministrada pelas petianas Alice, Rayssa e Sofia. No primeiro momento, houve a explicação de conceitos como: estrutura do DNA, estrutura dos nucleotídeos, bases nitrogenadas, transcrição e tradução. Após isso, a primeira atividade foi a confecção de um mapa mental, no qual os alunos deveriam desenhar um nucleotídeo, completar a fita de RNA mensageiro e citar diferenças entre DNA e RNA. Em seguida, os alunos fizeram uma colagem de peças que ilustravam o fosfato, o açúcar e a base nitrogenada do DNA correspondente a partir de uma fita molde. Por fim, foi realizado um quiz sobre transcrição e tradução, os alunos que participaram e acertaram as respostas ganharam brinde, o que serviu como um momento de descontração, visto que até a professora participou da brincadeira.
Observou-se a participação e o interesse desses estudantes em todo o processo, uma vez que eles expuseram suas dúvidas, responderam perguntas realizadas pelas petianas e construíram corretamente o mapa mental e a colagem, portanto, nota-se o sucesso da atividade.

Posts recentes
Ver tudoO Programa de Educação Tutorial Biologia (PET-BIO), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realiza atividades que englobam a tríade...
O curso de língua estrangeira é uma das atividades realizadas pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal de Viçosa. O aprendizado de...
Comentarios