VISITA AOS LABORATÓRIOS E TRILHA
- PET Biologia UFV
- 16 de fev.
- 2 min de leitura
No dia 01/03, o PET-Biologia teve uma programação interdisciplinar com o PET-EPR de Viçosa e com o PET-PRODBIO de São Mateus/ES. A programação consistia em atividades que integrassem os alunos dos dois cursos presentes, Ciências Biológicas e Engenharia da Produção, levando-os a conhecer mais do curso um do outro e estabelecendo um momento propício para trocas de saberes.
Assim, em um primeiro momento, os grupos PET’s puderam visitar alguns laboratórios da UFV, sendo eles o Laboratório de Genética Molecular de Bactérias, Laboratório de Genética Molecular de Microrganismos e o Laboratório de Imunovirologia Molecular. Em todos esses ambientes houve a apresentação das linhas de pesquisas e, os alunos que eram do curso de Biologia, puderam entender mais sobre as áreas de atuação e até mesmo, descobrirem novas áreas oportunidades de estágio. Enquanto os alunos da Engenharia de Produção conseguiram observar melhor as maquinarias e equipamentos de otimização de tempo nas pesquisas, bem como o impacto delas em todo o espaço do laboratório.
Ainda pela manhã, fizemos uma visita ao Museu de Zoologia João Moojen, localizado na UFV, onde os alunos do PET-PRODBIO e do PET-EPR puderam conhecer a coleção de animais taxidermizados, bem como aprenderem sobre seus habitats durante as explicações fornecidas pelos guias do museu. Além disso, houve um momento de interação com serpentes vivas, uma experiência única para os alunos de Engenharia de Produção, que ficaram todos empolgados e aproveitaram para tirar inúmeras fotos.
Na parte da tarde, a programação foi uma trilha pela Mata da Biologia, localizada no Recanto das Cigarras. A trilha escolhida foi a principal e mais curta, para que todos pudessem participar sem dificuldades, mesmo os que nunca fizeram uma trilha. O intuito da atividade era levar todos para um “dia de trabalho do biólogo” mostrando espécies animais, vegetais e diversos fungos. Contudo, o tempo estava instável e houve uma chuva torrencial, levando-nos a encerrar a programação sem maiores conversas e trocas de saberes sobre as espécies observadas no trajeto.
De modo geral, todas as atividades propostas foram bem aproveitadas, incluindo a trilha, que serviu também como um momento de descontração, e todos os alunos conseguiram entender um pouco mais da atuação de cada área profissional, bem como conhecer mais o dia a dia de cada um dos grupos PET’s.


Posts recentes
Ver tudoO Programa de Educação Tutorial Biologia (PET-BIO), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realiza atividades que englobam a tríade...
O curso de língua estrangeira é uma das atividades realizadas pelo grupo PET Biologia da Universidade Federal de Viçosa. O aprendizado de...
Comments